Vou trabalhar em home office! E agora?

A Pisani Soluções em Plástico convidou o consultor Adriano Abreu para dar dicas de como fazer do home office um ambiente eficaz.

Você sabe quantos brasileiros trabalham em home office, como prática de modelo de negócio? Um levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa, o chamado home office. Trata-se do maior contingente de pessoas nesta condição de trabalho, no Brasil, e com patamares semelhantes em 2019.

Com a pandemia do Covid-19, um número ainda mais de pessoas, ao redor do mundo, teve que experimentar esse modelo de trabalho, mesmo que de forma temporária. Passado o momento de crise que estamos vivendo, ficará certamente a experiência de uma jornada em casa, que exige uma mudança de comportamento para garantir produtividade e bem-estar tanto para o profissional, quanto para a família, que também está de quarentena.

A Pisani Soluções em Plástico convidou o especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Adriano Abreu, para dar dicas importantes de como criar uma rotina no trabalho em home office. Com exclusividade para o Blog ele passou as seguintes orientações:

Dicas para o home office eficaz:

1ª – Monte o seu escritório – se você não está habituado a trabalhar em casa, o ideal é escolher um cômodo onde terá mais tranquilidade e conseguirá manter o foco do seu trabalho sem as interrupções comuns das pessoas da sua família.

2º – Defina bem o seu horário de trabalho – um dos maiores erros de quem está atuando em home office é achar que por estar em casa pode trabalhar a qualquer hora. Manter a rotina do escritório é uma boa opção. Uma dica importante é fazer uma pausa durante os momentos de trabalho.

Existe a Técnica Pomodoro que consiste em marcar em um cronômetro 45 minutos, onde você coloca todo foco e energia no que está fazendo e quando o cronômetro toca o alarme você faz uma pausa de 15 minutos. Sua produtividade irá aumentar bastante.”

Benefícios da Técnica Pomodoro

  • Aumenta o foco e a concentração ao reduzir as interrupções;
  • Aumenta a consciência das suas decisões;
  • Aumenta a sua motivação e a mantém constante;
  • Torna grandes projetos menos assustadores de serem realizados;
  • Encoraja a sua decisão de agir para concluir pequenos passos;
  • Alivia a ansiedade.

 

3º – Mantenha o autocuidado – Não deixe de cuidar de você. Logicamente, não há a necessidade de você trabalhar de terno e gravata, mas é importante você seguir a rotina que tinha antes do confinamento. Se você tomava banho ao levantar, preparava seu café e depois seguia para sua empresa, todo esse ritual deve ser mantido, isso te aproximará da sua rotina anterior e trará uma boa sensação para o seu cotidiano.

4º – Positividade e otimismo – durante a pandemia, a tendência é que estejamos ligados 24 horas nas desgraças que os jornais estão divulgando.

“Não, minha ideia não é deixá-los alheios aos fatos, mas sim orientar para que as informações sejam consumidas com cuidado uma ou duas vezes ao dia. Se você tem dificuldade de manter a concentração e o otimismo, durante o uso da Técnica Pomodoro, coloque músicas no YouTube ligadas à concentração.”

Para ajudar você ainda mais a tornar a sua rotina em home office produtiva, a Pisani Soluções em Plástico listou diversas plataformas que oferecem ferramentas de gestão de equipes à distância ou para conferências online. A boa notícia é que nesta quarentena imposta mundialmente pelo Covid-19, estas plataformas estão abrindo diversas funcionalidades pagas para que você possa usufruir delas (e fazer uma degustação, claro!) neste período, sem custo.

Confira as principais plataformas online com serviços gratuitos nesta quarentena:

 

Adriano  Abreu

“Minha principal função é inspirar, inovar, provocar, identificar e desenvolver talentos com o DNA das empresas despertando diferentes formas de pensar e agir.” Adriano Abreu é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. 

https://www.linkedin.com/in/adrianoabreu/

Deixe um comentário

Compartilhe este post

Share on linkedin
LinkedIn

Categorias

Posts recentes

O Comércio Exterior em tempos de Coronavírus

Em meados do mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o novo Coronavírus como pandemia, após mais de 115 países confirmarem casos de infecção. Diante de um cenário de incertezas, e de um mundo em transformação,

Leia mais

Vou trabalhar em home office! E agora?

A Pisani Soluções em Plástico convidou o consultor Adriano Abreu para dar dicas de como fazer do home office um ambiente eficaz. Você sabe quantos brasileiros trabalham em home office, como prática de modelo de negócio? Um levantamento divulgado em

Leia mais

Panorama da economia para 2020

O ano de 2020 já iniciou e a área comercial da Pisani Plásticos S/A está com seu planejamento estratégico desenhado com base em importantes estudos depanorama da economia brasileira e internacional. Batizado pelos especialistas do setor de “agora vai”, o

Leia mais
Vou trabalhar em home office! E agora?