Adubação verde: conheça a técnica sustentável que ajuda a recuperar solos degradados

Aprenda a realizar o manejo ecológico do solo por meio da técnica de adubação verde

A adubação verde é uma prática agrícola de conservação do solo, conhecida pela humanidade antes mesmo do início do Século I. É amplamente utilizada para recuperar os solos degradados pelo cultivo, para melhorar solos naturalmente improdutivos e para conservar os que já estão em pleno uso. 

O desmatamento, a erosão e o desgaste da terra são problemas preocupantes, mas, felizmente, a adubação verde é uma poderosa aliada dos produtores para restaurar a vida do substrato agrícola de forma sustentável.

Uma das principais vantagens da adubação verde é que ele minimiza a poluição e ainda aumenta a rentabilidade da produção.

Vamos descobrir como ela funciona? 

A estratégia consiste em cultivar plantas específicas como leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico), gramíneas (capim, trigo, centeio, grama) e crucíferas (brócolis, repolho, couve-flor) antes ou junto à plantação principal. Essas espécies são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e acumular nutrientes no solo, servindo, por fim, como adubo orgânico ao se incorporar à terra. 

O processo de adubação verde, além de recuperar a degradação, ainda aumenta a matéria orgânica do solo, melhora sua estrutura e aumenta a retenção de água, o que torna o solo muito mais saudável. Ideal para produzir alimentos de alta qualidade, com eficiência e segurança.

A adubação verde também é uma aliada no combate à erosão – suas raízes penetram profundamente na terra, criando uma rede de estabilização que reduz a fragilidade causada, principalmente, pelas chuvas fortes.

Que tal adotar essa técnica, tornando a sua produção ainda mais gentil com o meio ambiente? Nunca é tarde para pensar nas futuras gerações e ajudar na preservação do meio ambiente. Um dos maiores pilares da Pisani é o desenvolvimento sustentável: por meio dele construímos nosso legado ao longo dos 50 anos de história da empresa, que nos fez conquistar o título de líder no mercado latinoamericano em embalagens plásticas retornáveis.

Converse com seu engenheiro agrícola e adote esta solução!

Bioinsumos: uma alternativa sustentável para a agricultura

Saiba mais sobre os bioinsumos, o que são e por que adotá-los na sua cultura

As pragas e doenças que atacam as plantações são um problema recorrente na produção agrícola. E, apesar dos adubos e pesticidas químicos terem ajudado os agricultores a aumentar a produtividade na lavoura, uma nova alternativa tem se tornado popular, a fim de manter o solo mais saudável: os bioinsumos.

Eles surgem como uma solução para a agricultura sustentável, um tema cada vez mais relevante no mundo atual. A tendência é que, hoje, a produção de alimentos seja feita cada vez mais com o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde dos consumidores. Por isso, os bioinsumos têm ganhado destaque como uma alternativa aos fertilizantes químicos.

O que são bioinsumos?

Esses produtos consistem em fungos e bactérias “do bem”, que auxiliam no controle de pragas, melhora a nutrição e o crescimento das plantas e ainda evita a degradação do solo. 

Eles utilizam micro-organismos benéficos, extratos vegetais e outros compostos naturais para potencializar o crescimento das plantas e protegê-las contra pragas e doenças. Assim, tornando-se uma forma mais sustentável e segura de fertilizar as plantas e controlar pragas do que os fertilizantes químicos.

E não há limitações para a utilização desse recurso! Os bioinsumos podem ser utilizados em diferentes tipos de culturas, como frutas, verduras, hortaliças, grãos e até mesmo em flores e plantas ornamentais. 

Por que aplicá-los em sua produção agrícola?

Os bioinsumos são uma alternativa mais econômica para os agricultores e, a longo prazo, podem reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade, pois serão um diferencial na hora de comercializar seus produtos. 

Outra vantagem dos bioinsumos é que eles não deixam resíduos tóxicos no solo ou nas plantas, o que é uma preocupação crescente para os consumidores. Hoje, há uma procura grande por alimentos orgânicos, ou seja, que não recebem interferência de aditivos químicos. Com os bioinsumos, os agricultores podem produzir alimentos mais saudáveis e seguros para o consumo humano, evitando problemas no futuro.


Investir em bioinsumos é investir em uma agricultura mais inovadora, próspera e sustentável. E você, gostou de saber mais sobre o assunto? Acesse nosso Instagram e deixe seu comentário em nosso post de hoje!

Tendências para um agro mais sustentável em 2023

Confira as estratégias que o setor agropecuário poderá traçar nos próximos meses a fim de manter uma relação mais saudável com o meio ambiente

O equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade vem sendo um dos maiores desafios no agronegócio brasileiro. Mais do que gerar renda, precisamos olhar para o futuro, a fim de alimentar esta e as futuras gerações.

Por isso, o setor agropecuário vem desenvolvendo estratégias de desenvolvimento, considerando as necessidades do mercado interno e externo. Quer descobrir algumas tendências para o agro em 2023? Leia a seguir!

1. Agricultura inteligente

É baseada nas novas tecnologias que, inclusive, têm tido um avanço rápido. Recursos como inteligência artificial, deep learning, drones, equipamentos autônomos, robôs e comunicação via nuvem ou satélites podem e devem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento agrário. 

2. Rastreabilidade e tokenização

A tecnologia blockchain vem se tornando uma aposta cada vez mais forte na agricultura. Por meio dela, é possível realizar a rastreabilidade de produtos e entender a procedência de mercadorias. Um exemplo de tokenização é a iniciativa do Cyclo, criada pelo núcleo de inovação da Pisani, que utiliza etiquetas em formato RFID para identificar e rastrear as caixas plásticas retornáveis, tão importantes para o agronegócio. 

3.  Recorde no Valor Bruto da Produção Agropecuária

Estimado em R$ 1,256 trilhão, o VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) poderá bater recordes nacionais, caso confirmado. Esse resultado poderá apresentar uma alta de 6% em relação a 2022. Já as lavouras podem indicar um aumento de 7,4% no comparativo anual, chegando a R$ 873 bilhões no valor bruto deste ano, com recuperação esperada principalmente na produção de soja

4. Redução na inflação sobre alimentos

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), há previsão de safra recorde de grãos no Brasil e, dessa forma, é esperada a desaceleração dos preços no grupo de alimentos que compõem esse setor, como arroz, feijão, aveia, trigo, milho, cevada, centeio, soja, entre outras sementes, leguminosas e oleaginosas. Neste ano, o preço médio das commodities agrícolas deve cair cerca de 4,5%. 

Como qualquer outro setor econômico, o agronegócio está em constante evolução e transformação, com novas tecnologias, práticas e tendências surgindo a cada dia. Por isso, é fundamental que os profissionais envolvidos no segmento estejam sempre atualizados e acompanhando suas novidades.

Siga a Pisani no Instagram e no Facebook, fique ligado em nossas redes e receba nossas dicas sempre que quiser!

Tempos de vindima estão por vir: prepare-se para a safra da uva!

Saiba como e quando realizar a colheita da fruta de acordo com a região do Brasil

Seja Riesling ou Merlot, Tannat ou Isabel – a colheita das uvas é um processo delicado e que faz total diferença no produto final. A elaboração de vinhos, sucos, geleias ou até mesmo a fruta in natura, destinada para consumo, depende diretamente da qualidade de sua vindima. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e cuidados que devem ser realizados durante esse processo.

Safra da Sul do Brasil

Nos países do Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, a época da colheita se inicia no fim de janeiro. As primeiras uvas são colhidas antes da maturação para acentuar a acidez e dão origem aos espumantes. Em fevereiro, é a vez das uvas brancas e tintas mais precoces. Já o mês de março é reservado para as uvas tintas, que demoram mais para amadurecer. 

Em regiões como os vales de Santa Catarina e alguns locais da Serra Gaúcha, pólo enoturístico do país, a colheita de uvas tintas pode se estender até abril, por conta das baixas temperaturas.

Safra do Vale do Rio São Francisco

Localizado no sertão nordestino, entre Bahia e Pernambuco, o “Velho Chico”, como é chamado por seus moradores, é a única região do planeta que produz uva até três vezes no ano. Sua safra é responsável por 99% da exportação de uva pelo Brasil e tem potencial para ser uma das mais importantes regiões vitivinícolas do Brasil. 

O terroir ainda será a primeira indicação geográfica de vinhos tropicais do mundo. O pedido está sendo analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e aguarda a última etapa do processo para ganhar o título de Indicação de Procedência. A ação garante produtos de origem qualificados, estimula o enoturismo e fortalece a vitivinicultura da localidade.

Cuidados na vindima

O controle sensorial é um dos melhores métodos de colheita da uva. É importante respeitar o tempo de maturação de cada área da lavoura e conhecer o sabor da uva que se está colhendo, evitando a coleta precoce. Recomenda-se provar alguns grãos para ter noção de onde estão as frutas mais doces e as mais ácidas, para determinar se a colheita será feita no tempo certo ou se a uva ainda precisa de mais alguns dias para maturar.

O calor de campo é outro fator essencial para evitar a fermentação precoce e a acidez volátil – o envinagramento. Deve-se colher a uva logo no início da manhã, quando a temperatura ainda está amena, pois o calor da fruta demora para se dissipar. É ideal também transportá-la rapidamente para uma câmara fria. Caso a uva permaneça em temperatura maior que 15º, o que pode ocorrer com frequência no verão, há risco de contaminação por fungos e bactérias, o que gera sérios danos ao produtor.

Acondicionar as uvas em caixas específicas, para evitar danos por impacto, é outro cuidado fundamental. As caixas Pisani são ideais tanto para a logística, quanto para a colheita, pois são fáceis de higienizar e manusear, facilitando o processo de produção agrícola.

Caixa Plástica com Alça para Colheita | CN 17

Com alças externas, permite que as mãos fiquem livres para colheita de frutas. Proporciona fácil higienização, esterilização e redução de 90% de volume no retorno.

Ver mais

Caixa Plástica Vazada 26L | CN 38

Possui local para colocação de cartão de identificação do conteúdo e permite fácil empilhamento. É ideal para a colheita e transporte de hortifrutigranjeiros.

Ver mais

Agricultor, converse conosco e descubra como podemos otimizar a sua produtividade durante esse momento tão especial que é a colheita da uva! Confira no site todas as soluções que temos para o seu negócio.

Dia da Avicultura: produção nacional quebra recordes históricos

O Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de carne de frango e é o maior exportador dessa commodity no planeta. Por isso, é com orgulho que comemoramos no dia 28 de agosto o Dia da Avicultura!

Apesar das adversidades que o mercado encontrou nos últimos dois anos, o setor cresceu exponencialmente. Com muito trabalho e afinco, o segmento avícola alcançou uma rentabilidade de 4,728 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2022, com alta de 36% em relação ao ano anterior. 

Na produção de ovos, entre janeiro e maio deste ano foram exportadas 6,19 toneladas ao mercado internacional, número 21% maior do que no mesmo período de 2021. Esse é o melhor desempenho do setor desde 2016, o que comprova o trabalho de excelência que vem sendo realizado pelos produtores avícolas. 

Fonte: Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A avicultura no Brasil teve sua origem na colonização, quando os navegadores trouxeram matrizes de aves para a criação campestre. Já a produção industrial iniciou-se por volta de 1860, em Minas Gerais. 

No cenário atual, o ramo é dividido em duas cadeias: a avicultura de postura, que tem como objetivo a produção de ovos e a reprodução das aves; e a avicultura de corte, destinada à comercialização da carne, e que gera cerca de 1 milhão de empregos em todo o país.

É motivo de alegria contribuir para este segmento tão próspero, que tem alto poder de impulsionar a economia nacional e que fornece alimentos altamente nutritivos para a mesa das famílias brasileiras. Parabéns aos produtores avícolas nesta data especial!

Dia do Agricultor: uma data para celebrar os frutos do nosso trabalho

Produção rural brasileira deve alcançar R$ 1,22 trilhão neste ano

Comemora-se hoje, 28 de julho, o Dia do Agricultor! Esta data tão importante para o agronegócio brasileiro nasceu em 1960, criada pelo presidente Juscelino Kubitschek para celebrar os 100 anos do Ministério da Agricultura.

Sobre a mesa de cada família do nosso país, do café da manhã à ceia da noite, é possível ver os frutos do trabalho de muitas mãos, que com garra e coragem, movimentam a nossa economia e fazem do Brasil o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, gerando uma renda de aproximadamente 100,7 bilhões de dólares ao ano.

Em 2020, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,98 trilhão, que corresponde a 27% do PIB brasileiro. 70% desse valor vem do ramo agrícola, com cerca de R$ 1,38 trilhão. O café, a soja, o suco de laranja e o açúcar são os carros chefes da produção brasileira, que fazem do país o maior produtor mundial desses produtos.

Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Os últimos 40 anos foram essenciais para o crescimento do agronegócio nacional, que deve a sua eficiência e agilidade ao surgimento da tecnologia agrícola. Desde então, muita coisa mudou e para melhor: afinal, a prosperidade do nosso país é, em grande parte, resultado da economia agropecuária.

Para nós, é motivo de orgulho fazer parte desse movimento tão promissor e, acima de tudo, contribuir para o desenvolvimento dos produtores agrícolas, desde a agricultura familiar, até os grandes exportadores. 

A Pisani parabeniza a todos os agricultores que, apesar dos contratempos, produzem nosso alimento, geram empregos e superam os desafios que esta profissão apresenta. Feliz Dia do Agricultor!

Aprenda a decorar usando caixas plásticas

Aprenda a decorar usando caixas plásticas

Você já pensou em decorar usando caixas plásticas? Neste texto, você vai conferir algumas inspirações e dicas para utilizar esses objetos e dar um up nos seus ambientes Tudo isso com um investimento reduzido. 

Continue a leitura!

Quais são as vantagens de decorar usando caixas plásticas?

 

Antes de tudo, vamos falar sobre as vantagens de decorar usando esses objetos. Confira as principais:

 

Economia: as caixas plásticas são uma ótima opção para quem deseja economizar na decoração. Comprando novas ou usadas, elas custam muito mais barato do que móveis ou itens decorativos.

Fáceis de higienizar: por serem fabricadas de plástico, o indicado para a limpeza é usar água, sabão e uma esponja.

Variedade de modelos e tamanhos: existe uma infinidade de modelos e tamanhos disponíveis. Dessa forma, você poderá escolher aquelas que mais fizerem sentido com a sua decoração e criar combinações diferenciadas usando a criatividade.

Variedade de cores: além dos modelos e tamanhos, existe uma grande variedade de cores disponíveis, podendo ser adequadas à sua proposta de decoração.

Sustentabilidade: utilizado as caixas plásticas de forma inteligente, você evita que mais plástico seja descartado na natureza. Além disso, empresas como a Pisani Plásticos realizam a reciclagem desses materiais, produzindo outras caixas plásticas a partir desses produtos.

Usabilidade: muito além de guardar objetos, as caixas plásticas podem ser usadas para diversas finalidades. Neste texto você vai conferir muitas ideias!

 

Ideias de decoração com caixas plásticas

Como base para a cama

imagem: Buji

Que tal usar caixas plásticas como base da sua cama? Além de ficar lindo, é uma forma de economizar na compra do box! Lembre-se de escolher modelos de qualidade, com resistência para suportar o seu peso por muitas horas durante o sono.

Como base para sofá 

imagem: Revista Minha Casa

Seguindo a mesma ideia da cama, as caixas também podem ser usadas como sofás, basta investir em uma cobertura confortável e algumas almofadas para decorar.

Como gaveta em aparador

 
imagem: Casa Vogue

As gavetas são grandes facilitadoras na organização. Então que tal utilizar as caixas plásticas para essa finalidade? Visto que existem diversos tamanhos de caixas, você pode medir os espaços disponíveis em seu aparador e adquirir caixas que se encaixem perfeitamente neles, como na imagem acima.

Divisor de ambientes

 
imagem: Casa Claudia

Quer dividir os ambientes da sua casa ou escritório, mas não quer construir paredes? Uma ótima opção é utilizar caixas plásticas, como na imagem acima! Perceba que, além de servir como uma separação para a sala e o quarto, as caixas são usadas como prateleiras para diversos itens e como suporte para a televisão. 

imagem: Pisani / Divulgação

A própria Pisani usa esse recurso arquitetônico em seus estandes de feira e eventos. Na Festa da Uva, por exemplo, criamos um LOUNGE PISANI, onde os visitantes desta importante feira nacional podiam descansar e carregar seus celulares, sentados nas arquibancadas criadas com caixas da Pisani. Ficou curioso para ver mais? Acesse esse vídeo no YouTube e confira o resultado! 

 

É uma proposta contemporânea, disruptiva e super agradável visualmente. Incrível, não é mesmo?

Como módulos

 
imagem: Buji

Fixadas nas paredes, as caixas plásticas funcionam como módulos para decorar e organizar diversos objetos, como brinquedos, livros e quadros.

No closet

 
imagem: do.edu

Investir em um mobiliário sob medida para o seu closet pode demandar um investimento significativo. Dessa forma, utilizar caixas plásticas para a construção das prateleiras pode ser uma ótima opção! 

Você pode optar por caixas da mesma cor, como na imagem, ou mesclar várias cores, criando um efeito divertido. Outra ideia é deixar alguns espaços “vazios” para inserir peças em cabides.

 

Decoração de jardim

 
imagem: Revista Trip

Nos espaços ao ar livre as caixas plásticas também ficam incríveis! Elas podem ser utilizadas como banquinhos, basta inserir um assento para garantir conforto, seguindo a  mesma lógica do sofá citado acima. 

Uma das vantagens é que, por ser de plástico, a caixa pode ficar exposta às ações do tempo. Mas certifique-se de que o tecido utilizado no assento também suporte a chuva e o sol.
 
 
Então, gostou das dicas? Que tal aplicá-las na sua reforma? A Pisani é a maior produtora de caixa de embalagens plásticas retornáveis da América Latina. Em nosso site você pode conferir nossa grande variedade de modelos de caixas. Para descobrir onde encontrar nossos produtos, clique em “Como Comprar” e encontre um representante (grande quantidade) ou um distribuidor (pequena quantidade) mais próximo a você.

Deixe um comentário

Compartilhe este post

Share on linkedin
LinkedIn

Por que participar de feiras de negócios?

Por que participar de feiras de negócios?

As feiras de negócio são uma estratégia mercadológica que tem dois principais objetivos: captar clientes e entender as suas necessidades. Além disso, as feiras também são assertivas para promover ações de relacionamento e apresentar novidades ao mercado. É uma ótima estratégia tanto para grandes negócios, quanto para médios, pequenos e micro.

A participação de todas as áreas da empresa nas feiras é essencial, visto que elas permitem estratégias diferentes, que podem ser interessantes sob diversos aspectos. O marketing pode usar a feira como estratégia para divulgar uma nova marca, o comercial pode prospectar novos clientes, etc.

O mercado está em constante mudança, sempre se adaptando às exigências dos consumidores. As empresas precisam acompanhar essas mudanças, para se manterem relevantes e atenderem às necessidades do público. A Pisani está atenta a isso e já confirmou presença em três importantes feiras em 2021, e na Mercoagro que acaba de ser transferida para o primeiro trimestre de 2022.  As feiras são:

A Mercoagro é uma feira que ocorre em Chapecó/SC. A feira é uma grande geradora de crescimento do setor agropecuário brasileiro, pois ao difundir tecnologias e conhecimentos e gerar aproximação entre fornecedores e consumidores, desenvolve a economia. A Mercoagro fomenta negócios e interliga empresas em network, tanto no mercado nacional, quanto no internacional.

A Mergoagro é uma grande oportunidade, também, para o setor da carne, com líderes do segmento de diversos países. Ela está localizada em um dos principais pólos agroindustriais do mundo, a cidade de Chapecó/SC, na região da maior concentração de frigoríficos, onde surgiram as maiores indústrias de agronegócio do Brasil.

A Pisani participará da feira apresentando suas soluções em plástico para o setor agropecuário!

Clique aqui e saiba mais sobre a feira. 

A Fispal é uma feira para quem deseja abrir uma pequena fábrica ou já trabalha na Indústria de Alimentos; Bebidas e Embalagem. O propósito da feira é contribuir para a inovação na indústria alimentícia brasileira, ajudando a indústria e os novos empreendedores a enfrentar os desafios e atender as demandas cada vez mais exigentes dos consumidores.

Em 2021, a feira ocorrerá de 22 a 25 de junho, na São Paulo Expo, SP. A Pisani participará apresentando suas soluções em plástico para o setor alimentício, como garrafeiras, embalagens, bandejas e muitos outros produtos.

Clique aqui e saiba mais sobre a feira. 

O Brasil é um dos maiores fornecedores de proteína animal do mundo, com foco nas carnes bovina, suína e de aves. Com as evoluções do mercado, fornecedores estão tendo que criar e implantar tecnologias para buscar precisão e produtividade, buscando atender as necessidades do mercado. A III Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal (Expomeat) é uma feira completa da indústria da carne, que reúne toda a cadeia em um só lugar. A tarefa da feira é estabelecer a conexão entre os fornecedores com o processamento da proteína animal, concentrando em um mesmo local a disponibilidade de todos os serviços e produtos.

O evento será de 21 a 23 de setembro de 2021, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo/SP. A Pisani participará apresentando suas soluções em plástico para o setor.

Clique aqui e saiba mais sobre a Expomeat.

A Movimat é o mais completo evento que reúne toda a cadeia de intralogística e supply chain da América Latina. A feira é realizada junto à Fenatran, e reúne compradores da indústria, distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico, além de soluções integradas voltadas à indústria 4.0. 

A feira ocorre de 18 a 22 de outubro de 2021, na São Paulo Expo, SP. A Pisani estará expondo no evento suas soluções em plástico para o setor de logística.

Clique aqui e saiba mais sobre a Movimat.

Deixe um comentário

Compartilhe este post

Share on linkedin
LinkedIn

O Comércio Exterior em tempos de Coronavírus


Em meados do mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o novo Coronavírus como pandemia, após mais de 115 países confirmarem casos de infecção. Diante de um cenário de incertezas, e de um mundo em transformação, fica evidente a necessidade de as empresas reinventarem as suas formas de pensar e fazer negócios.

Cada vez mais, as empresas deverão se valer da transformação digital para se aproximarem dos clientes. O cliente quer agilidade de resposta e obter as informações de produtos com um clique na web. Assim, a entrega de valor no mundo virtual tornou-se uma necessidade.

Algumas flexibilizações na parte burocrática dos processos já estão acontecendo, devido a este momento de pandemia, como, por exemplo, a não-exigência de documentos originais em meio físico na liberação das cargas no despacho aduaneiro, amparada pelo Decreto n° 10.278, de 18 de março de 2020. Além disso, o governo zerou o imposto de importação, de acordo com a Resolução nº 17 de 17 de março de 2020, para itens de combate ao Coronavirus, e facilitou a importação, permitindo que após o registro da declaração de importação, o importador poderá obter a entrega dos produtos antes da conclusão da conferencia aduaneira. Isso tudo traz mais dinamismo num setor marcado pelos desafios da burocracia.

Por outro lado, algo que não irá mudar, é a necessidade de se diferenciar e criar valor para os produtos. As empresas que se prepararem para a retomada da economia e que souberem aproveitar as oportunidades que serão criadas, adaptando-se para as mudanças que essa situação acarretará, irão se destacar no mercado global.

Fazendo um link com a mais recente postagem que fizemos no blog da Pisani , em um momento em que é permitido o trabalho home office, na maioria das organizações, já se ouve que este formato de trabalho amplia ainda mais seu conceito para o chamado “anywhere office”: atendimento ao cliente em qualquer lugar do mundo, utilizando a internet, na “palma da mão” e em qualquer horário.

Essa é uma realidade irreversível no mundo dos negócios, e em especial, nos negócios internacionais, por conta da diferença de fuso horário entre os países, velocidade dos negócios e da concorrência global.

Monique Susin Perosa

é Analista de Comércio Exterior, na Pisani Plásticos S/A. 

https://www.linkedin.com/in/monique-susin-perosa-a56b033a/

Deixe um comentário

Compartilhe este post

Share on linkedin
LinkedIn

Linkedin-in

Posts recentes

Visite nossas redes sociais


Facebook-f


Instagram


Youtube


Linkedin-in

Vou trabalhar em home office! E agora?

Vou trabalhar em home office! E agora?

A Pisani Soluções em Plástico convidou o consultor Adriano Abreu para dar dicas de como fazer do home office um ambiente eficaz.

Você sabe quantos brasileiros trabalham em home office, como prática de modelo de negócio? Um levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa, o chamado home office. Trata-se do maior contingente de pessoas nesta condição de trabalho, no Brasil, e com patamares semelhantes em 2019.

Com a pandemia do Covid-19, um número ainda mais de pessoas, ao redor do mundo, teve que experimentar esse modelo de trabalho, mesmo que de forma temporária. Passado o momento de crise que estamos vivendo, ficará certamente a experiência de uma jornada em casa, que exige uma mudança de comportamento para garantir produtividade e bem-estar tanto para o profissional, quanto para a família, que também está de quarentena.

A Pisani Soluções em Plástico convidou o especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Adriano Abreu, para dar dicas importantes de como criar uma rotina no trabalho em home office. Com exclusividade para o Blog ele passou as seguintes orientações:

Dicas para o home office eficaz:

1ª – Monte o seu escritório – se você não está habituado a trabalhar em casa, o ideal é escolher um cômodo onde terá mais tranquilidade e conseguirá manter o foco do seu trabalho sem as interrupções comuns das pessoas da sua família.

2º – Defina bem o seu horário de trabalho – um dos maiores erros de quem está atuando em home office é achar que por estar em casa pode trabalhar a qualquer hora. Manter a rotina do escritório é uma boa opção. Uma dica importante é fazer uma pausa durante os momentos de trabalho.

Existe a Técnica Pomodoro que consiste em marcar em um cronômetro 45 minutos, onde você coloca todo foco e energia no que está fazendo e quando o cronômetro toca o alarme você faz uma pausa de 15 minutos. Sua produtividade irá aumentar bastante.”

 

Benefícios da Técnica Pomodoro

  • Aumenta o foco e a concentração ao reduzir as interrupções;
  • Aumenta a consciência das suas decisões;
  • Aumenta a sua motivação e a mantém constante;
  • Torna grandes projetos menos assustadores de serem realizados;
  • Encoraja a sua decisão de agir para concluir pequenos passos;
  • Alivia a ansiedade.
  •  

 

3º – Mantenha o autocuidado – Não deixe de cuidar de você. Logicamente, não há a necessidade de você trabalhar de terno e gravata, mas é importante você seguir a rotina que tinha antes do confinamento. Se você tomava banho ao levantar, preparava seu café e depois seguia para sua empresa, todo esse ritual deve ser mantido, isso te aproximará da sua rotina anterior e trará uma boa sensação para o seu cotidiano.

4º – Positividade e otimismo – durante a pandemia, a tendência é que estejamos ligados 24 horas nas desgraças que os jornais estão divulgando.

 

“Não, minha ideia não é deixá-los alheios aos fatos, mas sim orientar para que as informações sejam consumidas com cuidado uma ou duas vezes ao dia. Se você tem dificuldade de manter a concentração e o otimismo, durante o uso da Técnica Pomodoro, coloque músicas no YouTube ligadas à concentração.”

 

Para ajudar você ainda mais a tornar a sua rotina em home office produtiva, a Pisani Soluções em Plástico listou diversas plataformas que oferecem ferramentas de gestão de equipes à distância ou para conferências online. A boa notícia é que nesta quarentena imposta mundialmente pelo Covid-19, estas plataformas estão abrindo diversas funcionalidades pagas para que você possa usufruir delas (e fazer uma degustação, claro!) neste período, sem custo.

Confira as principais plataformas online com serviços gratuitos nesta quarentena:

 

 

Adriano  Abreu

“Minha principal função é inspirar, inovar, provocar, identificar e desenvolver talentos com o DNA das empresas despertando diferentes formas de pensar e agir.” Adriano Abreu é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. 

https://www.linkedin.com/in/adrianoabreu/

Deixe um comentário

Compartilhe este post

Share on linkedin
LinkedIn